ENTENDA OS TIPOS DE AÇOS
Constructionferríticos
Os aços inoxidáveis ferríticos são de longe os tipos mais utilizados para fabricação de equipamentos e utensílios domésticos, pois não possuem níquel em sua composição, o que reduz significativamente o custo de produção.
O crómio é o principal constituinte da liga ferrítica, juntamente com pequenas adições de outros estabilizadores de ferrite, tais como silício e nióbio.
Características:
- Magnéticos (grudam imãs): Sim.
- Resistência à corrosão atmosférica: Moderada, sendo que há uma boa resistência em ambiente rural e urbano, mas é menos indicado para meios marinhos e industriais. Os aços ferríticos possuem resistência superior à da família de aço inox martensítico.
- Resistência à agua do mar: Boa.
- Contato com alimentos: Quando não se necessita de alta dureza os aços ferríticos são os mais utilizados para embalagens e utensílios de cozinha.
Principais tipos de Aço Inox Ferríticos:
- AISI 409: Suas aplicações mais comuns são em escapamentos de motocicleta, sistemas de exaustão de automóveis, tambores de secadoras (linha branca), termostato, caixas de capacitores, entre outros.
- AISI 430: O mais utilizado devido a sua infinidade de aplicações. É muito empregado na produção de equipamentos para fabricação de ácido nítrico, adornos de automóveis, utensílios domésticos em geral, como baixelas, fogões, geladeiras, pias, talheres. Cunhagem de moedas e fichas telefônicas, revestimento de elevadores e balcões frigoríficos.
- AISI 439: Utilizado na fabricação de painéis de elevadores, pias, tubos de trocador de calor, utilidades domésticas, tubos soldados, entre outros.
- AISI 443: Possui uma forte resistência à corrosão, especialmente contra a umidade e sal. Embora a maioria das ligas inoxidáveis ferríticas não poderem competir com as ligas austeníticas em termos de durabilidade, o nível elevado de crómio no aço 443 faz com que ele seja tão resistente à corrosão como o 304. Além disso, o aço 443 quando em comparação com o 304 expande-se até menos com o calor, o que significa menos stress e menos deformação. Lembre-se, uma vez que 443 tem altos níveis de cromo, ele é magnético. Isso não significa, no entanto, que é de baixa qualidade, uma vez que o cromo é um dos metais mais resistentes à corrosão de todos. Por esses motivos, esse aço é bastante usado em produtos que ficam em contato com altas temperaturas, como panelas e outros utensílios de cozinha;
Austeníticos
A família dos aços inoxidáveis austeníticos é a mais ampla em termos de número de ligas e de variedade de utilização. Composta basicamente por ferro, cromo e níquel, têm como características a alta resistência à corrosão e a facilidade em operações de soldagem, permitindo uma vasta gama de aplicações.
Características:
- Magnéticos (grudam imãs): Geralmente não, porém podem possuir pequenos teores de ferrita, apresentando, nesses casos, leve magnetismo.
- Resistência à corrosão atmosférica: Alta, exceto nos meios marinhos e industriais.
- Resistência à agua do mar: Boa.
- Contato com alimentos: Boa resistência para embalagens que entram em contato com leite, sucos de frutas, óleos vegetais, café.
Principais tipos de Aço Inox Austeníticos:
- AISI 201: Fornece propriedades semelhantes ao AISI 304 e pode ser utilizado na maioria das aplicações para o Tipo 304, porém com um custo mais acessível devido a menor quantidade de níquel. Os usos típicos incluem equipamentos para gastronomia, utensílios de cozinha, estantes para estocagem de alimentos, mesas para farmácias, açougues e padarias, pias, e bancadas para veterinários. O nível geral de resistência à corrosão do AISI 201 é similar ao AISI 304, tornando o Tipo 201 um excelente substituto para o Tipo 304.
- AISI 301: Utilizados para fins estruturais, equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, rodoviária e alimentícia, sendo empregados na produção de facas, lâminas de trituradores de legumes, cabos de aço e utensílios domésticos.
- AISI 302: Fabricação de molas (tração, torção, helicoidal, caracol), ganchos, bijuterias, antenas para auto rádio, artigos de pesca, eixos, arruelas, componentes de válvulas e diversos produtos da indústria alimentícia.
- AISI 304: O aço mais popular. Ele é usado para fabricação de equipamentos para cozinha, hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas;
- AISI 304L: Versão aprimorada do AISI 304, esta liga pode ser usada nos mesmos locais, porém, com preferência para situações nas quais é necessário evitar a corrosão intercristalina (a que ocorre internamente, nos contornos dos grãos do aço);
- AISI 305: Produção de parafusos com fendas simples, pinos, rebites, instrumentos elétricos e componentes para as indústrias têxteis e químicas.
- AISI 310: Empregado na produção de esteiras transportadoras para fornos, componentes de queimadores, telas de cestas para banhos químicos quentes, estufas, ganchos e revestimentos de fornos, válvulas, bombas, trocadores de calor, componentes para turbinas a gás ou a jato.
- AISI 316: Possui molibdênio em sua composição, tornando essa liga superior aos AISI 304 e 304L para aplicações nos mesmos tipos de indústrias;
- AISI 316L: Semelhante ao AISI 316, só que com baixo teor de carbono, o que proporciona maior resistência à corrosão intercristalina;
ESPERO QUE TENHAMOS TIRADO SUAS DÚVIDAS!
Abraços,
Equipe Net Metal